9 de jan. de 2013

Cuidados com a pele.


Chegou a época em que não há nada melhor que curtir o Sol na beira da praia, da piscina e relaxar: o verão! Mesmo não sendo a minha estação do ano preferida (tenho um sério amor pelo inverno), é impossível resistir à beleza litorânea que o nosso país nos proporciona. Mas para aproveitar tudo isso devemos estar atentos e ter muito cuidados com a nossa pele e saúde.
 
Acredito que todas nós, não importa o mínimo que seja, se importa com a saúde. Por isso, alguns cuidados que você necessita ter para poder aproveitar a praia sem muito se preocupar! 


Esfoliação da pele: Uma semana antes de ir à praia, aplique produtos específicos para seu tipo de pele ou, se preferir, opte por um tratamento em clínicas de estética ou salões de beleza. Retirar as células mortas vão ajudá-la a obter um bronzeado a seu desejo. 

Manchas na pele: Se você tem, lembre-se que o Sol ajuda a piorá-las. Nos períodos que você não pretende expor-se tanto ao sol quente, trate-as. Caso você tenha se livrado delas há pouco tempo ou ainda não pode fazê-las, aplique protetor solar em abundância e procure ir à praia ou à piscina somente nos horários que o sol não é tão quente! 

Filtro solar: Use-o sempre! Antes de sair de casa, use um produto de sua preferência e repita a aplicação antes de se expor ao Sol. Faça isso a cada duas horas ou sempre que sair da água (tanto faz: mar ou piscina). Não se esqueça de proteger as orelhas, axilas, os pés, pescoço e, caso você tenha cabelos curtos ou com pouco volume, proteja também o couro cabeludo.
 

Lembre-se de sempre analisar as especificações do rótulo do filtro solar.
 
UVA e UVB: Sempre que você for comprar seu filtro solar, lembre-se que o produto deve proteger sua pele dos dois tipos de raio. O raio UVA incide o dia todo e atinge a segunda camada da pele, onde se encontra o colágeno e a elastina, não obtendo cuidados necessários, provoca envelhecimento precoce e câncer. O raio UVB age com sua força total ao meio-dia e pode provocar graves queimaduras (as queimaduras são tão sérias que tiram o sono à noite e podem causar febre).

Hipoalergênico: As chances desse produto causar alergias são as menores possíveis, não contém perfumes nem corantes: Indicado para quem tem a pele sensível.
Oil-free: Não contém oléo na fórmula.
Resistente à água: Protege a pele durante 40 minutos.
À prova d' água: Resiste, em média, 80 minutos.

Não se esqueça de proteger também seus cabelos: Aplique produtos específicos para seu tipo de cabelo,também contendo filtro solar e chapéus.
Na praia e na piscina não se usa maquiagem, jóias/bijuterias e perfumes. Batom só se for discreto e conter filtro solar.

 
Proteja sempre seus olhos: Use óculos de sol o tempo inteiro, apenas os retire para entrar na água (caso o sol esteja muito forte, evite tirá-los).

 
A ideia do post é para vocês se prevevirem acima de tudo. Mas, se mesmo assim, tentando se proteger ao máximo e no final do dia sua pele ficou queimada, aqui vão outras dicas:
Faça compressas de chá de camomila gelado e soro fisiológico, pois ajudam a acalmar a pele.
Sem preguiça! Capriche na hidratação, aplique produtos de Aloe Vera, uréia e ativos antioxidantes, como vitaminas C e E, zinco, entre outros, que ajudam a regenerar as células.

 
Se o ardor continuar forte, misture hidratante sem perfume e sem corantes com um pouco de óleos de amêndoas doces (de preferência de consistência fina), pomada Hipoglós e antiinflamatórios tópicos, seja pomada ou creme. Aplique essa mistura três vezes ao dia até que o desconforto desapareça.

 
Com estas dicas aqui do blog, seu verão será mais que maravilhoso! Mas não se esqueça: É sempre bom manter uma vida saudável durante o ano todo e não apenas no verão. Nossa pele e o corpo necessitam de cuidados como estes diariamente,  seguindo alguns desses passos, seus próximos verões têm tudo para ser um sucesso!

3 comentários:

  1. ótimas dicas :)

    beijos,
    Amanda Cristina
    http://realidade-imperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É muito importante mesmo
    Curti as dicas
    Seguindo aqui e amando
    Bjo

    minhamaniaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenham gostado, meninas :)
    Venham sempre!
    Beijos.

    ResponderExcluir